Republica das Bruzundangas

...incapazes, inimigos do povo, malandros, vidas-boa, com bom salario, tudo pago por nós... e ainda pensar que não só estão no poder, como ainda o usam para locupletar-se mais ainda! Só com sangue se tira do poder essa gangue!

13 março 2007

Racismo com pitadas de Anti-imperialismo?

Será que, se o país dominante no mundo fosse a Alemanha ou Inglaterra, em suma, um país branco-europeu, haveriam nos paises, principalmente da América Latina, essa febre 'anti-imperialista' americana!? será que tantas bandeiras seriam queimadas!? tantos 'Yankees go home' seriam escritos!?

Até que ponto o fato do país que manda no mundo ser multi-racial contribui para esse ódio!? será que o simples 'ser imperialista' é que move essa atitude radical contra os EUA?.

No Brasil a historia oficial sempre tentou esconder os grandes negros que houveram no país, Zumbi, João Candido e outros, não são ensinados nas escolas, logo o povo só conhece, só aprende sobre heróis brancos, isso ao contrario dos imperialistas americanos que sempre exaltaram seus Martin Luther King, Malcon X, agora incrementados com uma mulher...e negra como secretaria de estado. Todo o planeta Terra sempre soube que os EUA tinham negros, orientais, e índios... em sua nação, sempre foram uma nação multirracial, e até aí tudo bem, agora um país multirracial dominando o mundo, mundo esse acostumado a ser mandado pelo branco europeu, parece que aí a coisa mudou de figura.

Será que é só uma razão anti-imperialista que move os protestos contra os EUA, alias nosso maior parceiro comercial, ou aquela pequena centelha racista que existe de forma dissimulada em muitos de nós, conseguiu no anti-imperialismo somente um motivo para justificar e extravasar abertamente o ódio racial !?

Não sei, mas acho que existe um pouco de racismo sim.

2 Comentários:

Blogger João Henrique Francalino disse...

Amigo, desculpe a intromissão, mas na minha humilde opinião o que torna os EUA um país tão protestado não é a sua composição étnico-racial, mas sua política externa conhecidamente anti-democrática em relação ao mundo (Nicarágua, Guatelmala, Cuba, Chile, Uruguai, Brasil, Argentina.....e mais recentemente o Iraque). Ou seja, são muitos os países e pessoas que foram ao longo das suas histórias afetados pela política imperialista sim, dos EUA.
Os europeus que massacraram o Novo Mundo e a África ao longo dos tempos também foram nas suas épocas contestados e o são até hoje.
Abraços.

12:47 da tarde  
Blogger Hex Karl disse...

Falei uma vez com um cara (branco) que fazia um trabalho social em Angola, e uma das 1ras coisas que os angolanos perguntaram pra ele foi se era portugues ou brasileiro. Qdo ele disse brasileiro, as portas se abriram pra ele.
Uso isso como exemplo de um pais que odeia mais os europeus do que os americanos. Para os negros e/ou asiaticos os EUA são quase como herois, só nos paises descendentes de europeus são realmente odiados.

9:08 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial